Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas. Mateus 6:32.
A consciência da paternidade divina é o nível mais profundo que um ser humano pode alcançar neste mundo. Somente essa consciência pode nos livrar de uma vida debaixo da tirania do medo e da ansiedade. A palavra Pai no grego significa Pater Nutridor, sustentador e protetor. Esse é o papel de todo pai terreno e, também, a promessa de Deus para todo aquele que O reconhece como nosso Pai celestial.
A grande verdade é que ninguém nasce neste mundo como um filho de Deus. Por mais que relutemos ou protestemos contra essa afirmação, nascemos como criaturas Divinas. Somos, por natureza, pecadores caídos, condenados ao mais profundo inferno, destituídos da glória de Deus e filhos espirituais do diabo,o que é mais doloroso.
A Palavra de Deus é clara ao dizer: Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus. Romanos 3:23.Todos nós, sem exceção, nascemos portadores de uma natureza má e perversa, separados da glória de Deus. João nos esclarece: Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo. 1ª João 3:8. Olhando atentamente para a clareza da Palavra, verificamos o seguinte: primeiro, somos informados que todos pecaram, ou seja,a palavra “todos” não deixa ninguém de fora, nem você e muito menos eu. Logo em seguida, observamos que quem comete pecado é ou pertence ao diabo. Portanto, a conclusão lógica nos conduz a um diagnóstico cristalino: todo ser humano nascido neste planeta tem por pai o diabo.
Porém,você talvez não esteja ainda convencido dessa verdade. Por isso, prossigamos no que a Bíblia diz a respeito. Jesus foi duro, mas verdadeiro ao dizer: Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. João 8:44. Se existe uma característica que define bem o ser humano é a mentira. Somos mentirosos desde que nascemos. O Salmista mostra isso com clareza:Desviam-se os ímpios desde a sua concepção; nascem e já se desencaminham, proferindo mentiras. Salmos 58:3.
Se essa é a verdade a nosso respeito (e de fato é), precisamos então conhecer a verdade a respeito da única pessoa que pode nos tirar dessa triste realidade, isto é, a pessoa do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e sua obra de redenção. Ele se manifestou para destruir as obras do diabo. E como Ele fez essa tão grandiosa obra? Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados. Colossenses 1:13-14. Nele, nós temos a redenção e o perdão de todos os nossos pecados. E como temos acesso a tudo isso? Por meio dEle mesmo, pois Ele se fez pecado para cada um de nós, como está escrito: Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. 2ª. Coríntios 5:21.
Aquele (Jesus) que não conheceu pecado, se fez pecado por nós. Onde? Lá na cruz. Quando Ele morreu, cada um de nós foi atraído, morto e ressuscitado juntamente com Ele. Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. 2ª. Coríntios 5:14. E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo. João 12:32. Em nossa atração, morte e ressurreição juntamente com Cristo, perdemos a filiação que tínhamos em Adão, ou seja, de filhos espirituais do diabo, para ganharmos uma nova filiação, ou seja,de filhos amados de Deus.
A maior necessidade do cristão, como filho de Deus, é conhecê-Lo cada vez mais, a fim de estreitar a intimidade com Ele. Quanto mais conheço meu Pai celestial, mais intimidade e confiança tenho nEle.Em ti, pois, confiam os que conhecem o teu nome, porque tu, SENHOR, não desamparas os que te buscam. Salmos 9:10. Somente aqueles que O conhecem, podem lançar-se e render-se a Ele. Sobre essa questão, Pedro, o apóstolo, foi enfático: lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 1ª. Pedro 5:7.
Quando nascemos de novo, nosso espírito é vivificado imediatamente. Todavia, nossa alma ainda está poluída e contaminada pelo acúmulo do pecado. Somos, então, exortados a nos desembaraçar de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia. Quando não tenho intimidade com meu Pai, também não tenho confiança. E quando não há confiança, o medo invade nossa alma, gerando a ansiedade.
E o que é a ansiedade? A ansiedade, do ponto de vista de Deus, é um sentimento de apreensão, mal estar, preocupação e angústia; quando enxergamos a vida fora da paternidade e dos cuidados soberanos do Senhor. E quando a ansiedade pode nos sufocar? Todas as vezes que perdemos essa consciência e o foco da providência de Deus em nossas vidas.
Desse sentimento, originam-se as doenças psicossomáticas e as tão temidas doenças auto imunes, aquelas onde o corpo ataca o próprio corpo.Se não aprendermos, com as Escrituras, a cuidar de nosso corpo, a ansiedade pode até nos levar ao óbito. A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra. Provérbios 12:25.
Um dos maiores temores do ser humano é a morte. O escritor aos Hebreus fala do pavor da morte.Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida. Hebreus 2:14-15.Somos, infelizmente, movidos e impulsionados pelo medo, seja ele da morte ou dos cuidados cotidianos.
E o medonada mais édo que a perda da consciência da presença de Deus. Todas as vezes que acreditamos que estamos sozinhos, o medo entra em nossas vidas. Nosso Senhor foi claro ao nos dizer: E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. Mateus 28:20b. A crise de pânico, por sua vez, éo estágio elevado da ansiedade. A pessoa passa a ter um medo incontrolável por determinada coisa, que gera o pânico.O medo de Elias o levou a uma crise de pânico ao ser informado que em menos de 24 horas ele estaria morto. O que Jezabel mandou dizer a Elias? Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias a dizer-lhe: Façam-me os deuses como lhes aprouver se amanhã a estas horas não fizer eu à tua vida como fizeste a cada um deles. Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi, e chegou a Berseba, que pertence a Judá; e ali deixou o seu moço. Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte. 1ª Reis 19:2/4a.
A falta de percepção da paternidade e do cuidado Divinos em sua vida levou Elias a uma grande depressão. Por isso, precisamos ter diariamente nossas mentes renovadas por Deus por meio da sua Palavra. Paulo diz o seguinte: Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo. 1ª. Coríntios 2:16. Com qual mente temos vivido? Com que olhos temos observado este mundo? Com os nossos ou com os de Deus? Quando a Bíblia diz: “pensai nas coisas que são lá do alto” (Colossenses 3:2a), é para benefício de quem? De Deus ou o nosso?
Ansiedade é não ter a mente de Deus. Pois, quando tenho a mente de Deus, meu coração é tomado pelo descanso. O verdadeiro descanso não está em coisas ou pessoas, mas em Jesus Cristo. Somente Ele pode nos dar o verdadeiro descanso. Foi justamente por isso que Ele nos fez um convite maravilhoso: Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. Mateus 11:28-30.
O que vai nos livrar do medo e da ansiedade? Koinonia, isto é, comunhão! Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. 1ª. Coríntios 1:9. Comunhão com este Pai maravilhoso e amoroso. Jesus nos deixou de sobreaviso quando disse: Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. João 16:33. No mundo teremos aflições e tribulações,mas podemos ter bom ânimo porque Ele venceu o mundo. E quando estamos em Cristo, somos mais que vencedores. Tudo posso naquele que me fortalece. Filipenses 4:13.
Nada nesta vida poderá nos satisfazer de maneira plena, a não ser a bendita pessoa do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.Que nosso Deus e Pai possa abrir nossos olhos para enxergarmos esta tão grande verdade, recebermos graça e misericórdia e sermos socorridos. A Ele e somente a Ele seja a glória pelos séculos dos séculos. Amém.
Comentários
Postar um comentário